Notícias

Palestra Análise Computacional do Movimento Musical e suas Aplicações para a Música, Robótica e Sistemas Interativos Multimodais

Palestra Análise Computacional do Movimento Musical e suas Aplicações para a Música, Robótica e Sistemas Interativos Multimodais

Convidado: Prof. Luiz Alberto Bavaresco de NAVEDA (UEMG - PhD, Ghent University)

 Data: 16/03/2015
 Horário: 14 horas
 Local: Centro de Tecnologia, Bloco I - Sala 146 (SMT II)

Bio:

Luiz Naveda é bacharel em Música (UEMG, 1999), mestre em Performance Musical (UFMG, 2002), doutor e pós-doutor em Ciências da Arte pela Universidade de Gent (2011). Como pesquisador tem se dedicado à análise do gesto musical e coreográfico, performance e computação musical, sistemas interativos e design de estruturas de papel. Possui dezenas de publicações e trabalhos premiados em áreas diversas. Tem atuado profissionalmente como artista independente e desenvolvedor de aplicações musicais e multimídia interativa (mais informações em http://naveda.info). Ocupa atualmente o cargo de professor de Musicologia da Universidade do Estado de Minas.

Sobre a Palestra:

Movimento humano está fortemente conectado com praticamente todas as manifestações musicais, especialmente na música popular e tradicional. Desenvolvimentos no campo das interfaces homem-computador (HCI) têm se aproveitado dessas relações por meio de interfaces gestuais, sensores para consoles de jogos, controladores e novos instrumentos digitais. Entretanto, tanto na área das humanidades (e.g. teoria musical, etnografia) quanto nas ciências exatas (e.g. Music information retrieval) os estudos da música raramente dialogam objetivamente com as complexidades do movimento humano. Nesta palestra exploraremos resultados de experiências que exploram a computação com música e movimento e geram aplicações na teoria e performance musical. Na primeira experiência utilizamos uma representação computacional de relações música-dança [1] para implementar uma ativação de movimentos de dança em um robô [2]. A seguir, utilizaremos a mesma representação para realizar síntese sonora em tempo real utilizando dados de visão computacional [3]. Ao final analisaremos evidências de desvios sistemáticos na estrutura rítmica do samba[4], relacionadas com a sensação de groove ou swing.

 

Endereço

Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia,
Bloco H, Sala 221 e Bloco I, Sala 146,
Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-909

Endereço Postal

Caixa Postal 68504, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro – RJ – Brasil