Palestra Aquisição e compressão de imagens médicas

Prof. Sérgio M. M. de Faria
Instituto de Telecomunicações – Pólo Leiria – Portugaln

Data: 26/01/2016
Local: Centro de Tecnologia, Bloco I - Sala 146

Sobre a Palestra

Com o objetivo de melhorar o diagnóstico médico, os sistemas de imagiologia disponibilizam imagens cada vez com maior resolução espacial e temporal. Consequentemente, há um crescimento exponencial de dados que são armazenados ou transmitidos. Apesar dos recentes avanços na codificação de imagem e vídeo, esses algoritmos são direcionados principalmente para aplicações multimédia, onde a codificação com perdas é tolerável. Mas, devido a requisitos legais em imagiologia médica (e.g. Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada) deve-se utilizar compressão sem perdas, de modo preservar a informação adquirida.

Neste sentido serão apresentadas várias técnicas estado da arte na codificação de imagens sem perdas. Para além da compressão de imagens será abordada a utilização de outros tipos de imagens, nomeadamente imagens holoscópicas para o auxílio no diagnóstico de lesões dermatológicas.