Palestra Compressed Sensing and Digital Fountains

Universidade de Aveiro, PT

Data: 08/05/2014
Hora: 13 horas
Local: Centro de Tecnologia, Bloco I – Sala 146 (SMT II)

Bio:

José Vieira nasceu em Aveiro, Portugal em 1963 e recebeu o diploma em Engenharia Electrotécnica em 1988 pela Universidade de Coimbra. Em 2000, é doutorado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro. É professor de engenharia elétrica na Universidade de Aveiro desde 1991 e investigador no Instituto IEETA. Ele é o presidente da seção portuguesa da AES, desde 2003. Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de áudio digital, códigos e reconstrução de sinais, sensoriamento comprimido e rádio definido por software.

Sobre a Palestra:

Blahut foi um dos primeiros pesquisadores a perceber as conexões estreitas entre o processamento de sinal e as áreas de codificação. A codificação usando campos reais ou complexos foi até poucos anos atrás, um mero tópico acadêmico sem nenhuma aplicação interessante. Recentemente, Elad e Donoho descobriram um método eficiente para recuperar um sinal esparso de um conjunto de combinações lineares aleatórias de suas amostras. Esta descoberta criou a área de detecção comprimida e novas formas de amostragem e representação de sinais. A codificação Digital Fountain é um conceito em que o paradigma tradicional de transmissão de informações como um fluxo ordenado de pacotes é alterado para um em que o usuário deve receber uma quantidade suficiente de pacotes para reconstruir as informações originais. Nesta palestra tutorial vamos apresentar estes dois conceitos, Sensoriamento Compressivo e Fontes Digitais, e como eles estão relacionados. Uma visão geral das aplicações de Fontes Digitais também será apresentada.