Palestra Equalização e Adaptação de Sistemas não Lineares

Department of Electrical and Computer Engineering, University of Utah, UT

Data: 04/06/2014
Horário: 14 horas
Local: Centro de Tecnologia, Bloco I – Sala 146 (SMT II)

Bio:

O Dr. V. John Mathews é professor de Engenharia Elétrica e de Computação na Universidade de Utah. Seus interesses de pesquisa são o processamento de sinais não lineares e adaptativos e a aplicação de técnicas de processamento de sinais em sistemas de áudio e comunicação, engenharia biomédica e gerenciamento estrutural de saúde. Ele presidiu o departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Utah durante 1999-2003. Dr. Mathews é um membro do IEEE. Ele atuou como vice-presidente (Finanças) da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE durante 2003-2005 e vice-presidente (Conferências) da Sociedade durante 2009-2011. Ele é um ex-editor associado do IEEE Transactions on Signal Processing, e o IEEE Signal Processing Letters e o IEEE Journal de Tópicos Selecionados em Processamento de Sinais e atualmente atua no conselho editorial da Revista IEEE Signal Processing. Recebeu o Prêmio de Ex-Alunos Ilustres de 2008-09 do Instituto Nacional de Tecnologia de Tiruchirappalli, na Índia, e o Prêmio de Engenheiro do Ano do Conselho de Engenheiros de Utah em 2011. Ele agora atua como Distinguished Lecturer da IEEE Signal Processing Society for 2013 e 2014.

Sobre a Palestra:

Esta palestra fornece uma introdução tutorial ao processamento de sinal não linear com ênfase na equalização de distorções não-lineares em problemas práticos e na adaptação de modelos de sistemas não-lineares. Na primeira parte da palestra, discutiremos abordagens eficientes para a inversão e equalização de uma ampla classe de sistemas não-lineares. Vamos começar examinando inversões exatas de sistemas não-lineares, mas implementações estáveis ​​de tais sistemas podem não existir. Em seguida, derivaremos arquiteturas equalizadoras aproximadas que sejam sistólicas e operem de maneira estável. Exemplos de aplicação dos equalizadores em aplicativos de áudio também serão mostrados. A segunda parte da palestra irá fornecer uma visão geral dos algoritmos adaptativos para a identificação de sistemas não-lineares lineares nos parâmetros.