Palestra Video Coding: What Comes After Success?

Prof. Fernando Pereira

Instituto de Telecomunicações, Lisboa, PT

Data: 14/08/2014
Horário: 14 horas
Local: Centro de Tecnologia, Bloco H – Sala 322

Bio:

Fernando Pereira é do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e do Instituto de Telecomunicações de Lisboa, Portugal. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Ele é responsável pela participação do IST em muitos projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Ele atua frequentemente como avaliador de projetos e auditor de várias organizações. Ele é editor de área do Processamento de Sinais: Image Communication Journal e é ou já foi editor associado das transações IEEE em circuitos e sistemas para tecnologia de vídeo, transações IEEE em processamento de imagens, transações IEEE em multimídia e revista IEEE Signal Processing . Desde janeiro de 2013, ele é o editor-chefe do IEEE Journal of Selected Topics in Signal Processing. Ele foi um Distinguished Lecturer da IEEE Signal Processing Society em 2005 e eleito como um IEEE Fellow em 2008 por “contribuições para tecnologias e padrões de representação de vídeo digital baseados em objetos”. Ele foi eleito para atuar no Conselho de Governadores da Signal Processing Society na qualidade de Memberat-Large para um mandato de 2012 e um período de 2014-2016. Desde 2013, ele também é membro do EURASIP por “contribuições para tecnologias e padrões de representação de vídeo digital”. Ele tem participado das atividades de padronização do MPEG, principalmente como chefe da delegação portuguesa, presidente do Grupo de Requisitos do MPEG e presidente de vários grupos ad hoc relacionados aos padrões MPEG-4 e MPEG-7. Ele é co-editor de 'The MPEG-4 Book' e 'The MPEG-21 Book', que são livros de referência em suas áreas. Ele contribuiu com mais de 250 artigos em revistas internacionais, conferências e workshops, e fez várias dezenas de palestras em conferências e workshops. Suas áreas de interesse são análise de vídeo, codificação, descrição e adaptação e serviços multimídia avançados.

Abstrato:

A codificação de vídeo tem evoluído constantemente nas últimas décadas, com desenvolvimentos tecnológicos significativos, implantação impressionante de serviços e aplicativos e um incrível impacto geral em nossa sociedade. Essa evolução tem como alvo principal a oferta de experiências de usuário multimídia mais diversificadas e de maior qualidade, ampliando o conjunto de redes e terminais onde o consumo de vídeo é possível, por exemplo, redes sem fio e pequenos dispositivos, além de melhorar continuamente a qualidade e resolução de vídeo serviços implantados, por exemplo, televisão de alta e ultra-alta definição. Do ponto de vista tecnológico, a 'aventura de codificação de vídeo' tem proporcionado grandes ganhos de compressão associados ao conjunto de tecnologias e padrões de codificação de vídeo atualmente disponíveis. Este conjunto de padrões resultou de uma evolução tecnológica bastante suave, com base na mesma arquitetura de codificação preditiva, que foi sucessivamente enriquecida com novas ferramentas para fornecer fatores de compactação mais altos para a mesma qualidade, geralmente ao custo de complexidades de codificação mais altas. O estado da arte do mercado na codificação de vídeo é atualmente representado pelo padrão H.264 / AVC (Advanced Video Coding), que já foi amplamente implementado em muitos domínios de aplicação, desde streaming de vídeo sem fio até TV digital e Blu-ray. armazenamento de raios. Além disso, como as experiências 3D estão se tornando mais populares, também as soluções de representação de vídeo 3D estão evoluindo, notavelmente por meio de vídeo estéreo para fornecer impressões intensas e vídeos multivisualizados para oferecer capacidades de navegação 3D imersivas através de um contínuo de pontos de vista. Mas o que virá depois do grande sucesso das atuais tecnologias de codificação de vídeo? A codificação de vídeo pode continuar reduzindo as taxas para a mesma qualidade no mesmo ritmo? Qual formato de representação de vídeo 3D será bem-sucedido? As representações baseadas no campo de luz finalmente surgirão? Novos sensores e monitores mudarão o panorama da representação visual? Em resumo, esta palestra discutirá o presente e o futuro da codificação de vídeo, notadamente considerando as tendências e novidades tecnológicas e de aplicativos.